Apresentação

O Centro Lusitano de Unificação Cultural (CLUC) é uma organização universalista e filantrópica, fundada em Portugal em 1988, com sede em Lisboa, cujo objectivo consiste essencialmente em estabelecer, sobre bases sólidas e correctas, uma Biosofia – Sabedoria da Vida – abarcando todos os campos de pensamento, de actividade e de esforço humano, nomeadamente filosóficos, científicos, religiosos, políticos, sociais, pedagógicos, artísticos e éticos, ponderando e valorizando todas as formas e expressões de Vida. Para o efeito, promove-se o estudo das tradições e culturas de diferentes povos, numa base comparativa, abrangente e integradora, tendo em vista um verdadeiro consenso universal e a vivência da riqueza da diversidade na unidade.

Sendo uma associação sem fins lucrativos, o CLUC vive exclusivamente do produto das vendas de livros e materiais audiovisuais, das propinas de cursos, e de contribuições voluntárias. Todas as suas receitas se destinam integralmente a serem investidas em novas edições e a cobrir os gastos com a realização de actividades de natureza cultural e filantrópica.

O nome “Lusitano” refere-se e tem raiz na palavra latina Lux (Luz).

O nome "Unificação" alude à nossa perspectiva univesalista de valorizar e sintetizar diferentes vias espirituais, filosofia e modos de estar. Como escrevemos há mais de vinte anos: "Este é o tempo da unificação e da síntese, da intuição amorosa e do pensamento abstracto capazes de ver a totalidade coerente de todos os prismas"; "Jamais a verdadeira unificação mundial pode ser atingida através da dominação, da tirania, do esmagamento e da opressão económica ou militar. A unidade de que falamos é uma unidade baseada na liberdade e na participação; na soma enriquecedora de diversidades e não na sua eliminação. Não preconizamos um mundo a uma só cor mas, sim, uma harmónica policromia"; "A fraternidade mundial que sinalamos e auguramos, a única possível e legítima, é a do encontro, reconhecimento, convívio e partilha de todos os recursos materiais, morais e espirituais, de todas as experiências, de todas as histórias, de todas as culturas, de todos os homens, de todas as raças, de todas as nações, de todos os anseios, de todas as conquistas, de todos os futuros possíveis e sonhados".

São várias as actividades que desenvolvemos: edição de livros (já alargados a 5 línguas), na sua larguíssima maioria originais; publicação, tendencialmente trimestral, da revista “Biosofia”; cursos, seminários, workshops, conferências e congressos, em especial sobre temáticas esotéricas e tradições espirituais, filosóficas e religiosas; práticas de concentração e meditação, etc. Na nossa sede em Lisboa e na delegação do Porto funciona ainda a Livraria Síntese, onde se pode encontrar um largo acervo de literatura de qualidade.

Direcção para o período 2016-2020:

Presidente – José Manuel Anacleto

Vice-Presidente – Isabel Nunes Governo

Tesoureiro – Vítor José F. Rodrigues